Um filme de Black Mirror !!!
A Netflix tinha prometido mesmo trazer um filme com uma dinâmica totalmente diferente, e trouxe!!! Isso é mesmo muito Black Mirror.
Black Mirror é o primeiro filme da Netflix totalmente interativo e dinâmico, lançado em 28 de dezembro de 2018.
Sinopse: "Enquanto adapta um romance de fantasia para videogame em 1984, um jovem programador começa a questionar o próprio conceito de realidade e acaba enfrentando um desafio alucinante. Bem-vindo de volta."; "Bandersnatch é uma narrativa interativa no qual os telespectadores podem tomar decisões para o personagem principal, um programador jovem (Fionn Whitehead), que adapta um romance de fantasia a um videogame durante os anos de 1980.".
A série sempre trouxe esses dilemas sobre a tecnologia e seus efeitos, mas agora é diferente. O que aconteceria se o próprio filme te questionasse sobre o fato de você poder controlá-lo. O filme em resumo é isso.
Muitos saíram espalhando que esse era o filme do ano, que ele era perfeito e etc., mas eu discordo disso. Creio que Bandersnatch é sim um filme incrível, com dilemas incríveis e que funciona, mas infelizmente tem seus problemas.
O filme parece ser lento demais e apresenta algumas coisas muito inimagináveis apenas para prender a atenção do telespectador. Bandersnatch na verdade parece que foi feito exclusivamente por marketing (que foi o que fez ele render sucesso), pois se não fosse pela nova tecnologia de controlar as ações do jogador e o título Bandersnatch ele não venderia e seria um filme horrível.
Mas ele tem lá os seus pontos positivos que tornam o filme... bom.
O filme tenta pegar a ideia de que não existem escolhas certas ou erradas, apenas as consequências. E isso é um ponto extremamente positivo pelo fato de ele conseguir encaixar a narrativa de um protagonista que até tenta buscar respostas no vazio, com a proposta de que mesmo que você mude a história, ela ainda será vazia, podendo deixar o telespectador frustrado assim como o próprio protagonista fica. E isso meus caros, isso se chama empatia, e vou confessar que gostei disso.
O VEREDITO: O filme não é nada mais nada menos que um filme para você discutir com os amigos sobre quais ações cada um teve durante a experiência. Mas o filme ainda tem lá seus pontos que são digamos que "ok"
NOTA: ♦♦♦◊◊ (3 estrelas)
AVALIAÇÃO: É bom, mas não é exatamente tão incrível assim
PRÓS: O filme consegue passar muito bem uma sensação de empatia encaixando a narrativa com a experiência do telespectador
CONTRAS: O filme é lento e você pode acabar achando a história tão rasa e com elementos tão sem sentido que pode tirar um pouco da imersão do filme.