top of page

"Put on a Happy Face"

No dia 18 de julho de 2018 quando esse filme foi anunciado, todos estavam com um receio do que ele realmente poderia ser. Depois veio o trailer que mostrou um pouco da grandiosa performance de Joaquim Phoenix. E então, veio o filme neste mesmo dia 3/10/2019. Bora ver então porque o filme Coringa (Joker 2019) é bom!

Sinopse do filme: "O comediante falido Arthur Fleck encontra violentos bandidos pelas ruas de Gotham City. Desconsiderado pela sociedade, Fleck começa a ficar louco e se transforma no criminoso conhecido como Coringa."

MEU DEUS QUE MARAVILHA FOI ESSE LONGA. Eu estou perplexo até agora com o espetáculo que eu vi.

A começar pelo cenário que é uma Gotham da década de 80 (que muitos inclusive comparam com a situação em que a NY dos anos 70s estava) cuja qual está cada vez mais decadente, o que é perceptível desde o início do filme. Só que o fato mais interessante do cenário é que ele vai entrando em um declínio tão majestoso que foi muito bem minuciosamente calculado a cada minuto que se passava.

E não só isso, mas todas as pessoas acabam mostrando que não são personagens rasos e sem camadas, justamente pelo contrário. E o mais interessante sobre os personagens é que todas as revelações e reviravoltas são bem realizadas com uma ótima atuação que mostra para nós o tempo inteiro que aquela de longe é uma boa cidade para se viver.

Sobre o brilhantíssimo e excelentíssimo Joaquim Phoenix, minha nossa, que ator!!! Sabe expressar desespero, raiva, tristeza e convence o público de que alguma coisa tinha que mudar, e que sua vida estava realmente no limite do suportável. Mas note que disse que nos convence que alguma coisa tem que mudar, entretanto ainda sim nós (que temos o mínimo de senso de moral, ao menos creio eu) não aceitamos suas ações e a sua maneira de agir perante o mundo.

Eu ressalto isso porque é muito fácil julgar que só pelo fato do filme tentar nos mostrar um motivo válido (mas não aceitável) para o personagem ter se tornado um vilão, assassino ou chame como quiser, que as pessoas vão passar a seguir aquilo como correto. Me desculpem pelo que vou falar, mas se você defende esse argumento, você é uma pessoa facilmente influenciável e que não tem uma distinção completa entre o que é ficção e o que é realidade, entre o que é aceitável em um filme e o que é aceitável na vida real. E é engraçado porque as mesmas pessoas que apoiam esse discurso são normalmente as mesmas que não gostam de um vilão genérico e sem motivos como o Venom, por exemplo.

Enfim...

Arthur é um personagem muito difícil de compreender e que possui várias camadas de personalidade, exigindo uma maior atenção ao mesmo. Sua grande jornada é muito bem desenvolvida e já estejam avisados, o filme é realmente pesado em todos os sentidos. A performance de Joaquim Phoenix é realmente estupenda e eu realmente não ficaria surpreso se ele ganhasse no mínimo uns 2 ou 3 óscares pela sua atuação.

E para quem ainda duvida da qualidade desse filme eu tenho uma curiosidade para contar. O filme Coringa foi aplaudido por 8 minutos consecutivos ao estrear no Festival de Veneza. E para você que não conhece ou faz ideia do que é o Festival de Veneza aqui vai mais uma curiosidade: Ele é simplesmente o mais antigo festival de cinema do mundo e figura entre os três festivais de cinema mais prestigiados da Europa. Pronto, falei!

Qual o melhor? Joaquim Phoenix, ou Heath Ledger? Creio que mesmo que eu tenha acabado de entrar em um campo minado de críticas acho que os dois fizeram o melhor que podiam em seus respectivos filmes, pois Joker é mais gênero de drama/suspense enquanto que o Cavaleiro das Trevas é mais ação e tem um Coringa mais ativo e preparado enquanto que Phoenix apresenta um Coringa despreparado, pois acabara de surgir, triste e menos calculista. Os dois filmes são pra mim perfeitos e dentro de suas especificidades, os dois Coringas são incríveis, mas ainda não posso esquecer das características do personagem e qual deles realmente mais se parece com um Coringa. Sabendo disso, se fosse para escolher o Coringa que mais se parece com o das hqs eu escolheria o Heath Ledger, mas na categoria mais original eu escolheria o Arthur Flek.

Sobre as referências, nós temos muitas, e a maneira delas se encaixarem no filme é simplesmente um deleite para os fans. O melhor é que diferente de muitos filmes por aí, como Animais Fantásticos: Os crimes de Grindelwald 2018 que acabam simplesmente jogando referências para que os fans achem que o filme tem um bom roteiro, aqui essa bagunça não existe, visto que é algo muito bem calculado e que pode sim deixar aberto para uma sequência (mesmo que eu ache isso desnecessário e muito arriscado).

O VERDITO: Eu recomendo esse filme com toda certeza, mas saibam que ele é pesado e que você tem que ir com a mente aberta para receber um novo vilão que está a surgir

NOTA: ♦♦♦♦♦ (5 Estrelas)

AVALIAÇÃO: Brilhante, perfeito e majestoso

PRÓS: A atmosfera criada assim como uma Gotham muito bem planejada, reviravoltas intrigantes, possui um ator que dá o melhor de si, possui personagens profundos juntos com uma trama profunda, possui referências bem pensadas e com intuito de desenvolver ainda mais o filme.

CONTRAS: Desculpe, mas não encontrei contras nesse filme.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • rftgyhjk
  • Google+ Basic Square
bottom of page